logo

Atualidades

Bancários de Mato Grosso aprovam o fim da Greve, mas vão continuar mobilizados


Por Assessoria

Após 22 dias de greve, os bancários de Mato Grosso em Assembleia realizada nesta terça-feira (27/10), decidiram encerrar o movimento grevista. Os bancários  retornam as atividades amanhã quarta-feira, porém continuarão mobilizados, principalmente, por mais contratações de trabalhadores.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do Estado de Mato Grosso, José Maria Guerra, esta foi a maior greve dos últimos 20 anos. “O reajuste não atingiu o reivindicado pela categoria, mas também foi bem mais que os banqueiros ofereceram inicialmente”, afirma.

“Questões importantes para a categoria como mais segurança, melhores condições de trabalho e de saúde, fim das metas abusivas, fim da terceirização e outros temas importantes serão cobrados permanentemente pelo Sindicato”, aponta o presidente reafirmando que serão desenvolvidas campanha para cobrar respostas para esses temas que afetam todos os trabalhadores do sistema financeiro e também a sociedade.  

A  proposta da Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) , apresentada no 19º dia da greve e após três rodadas de negociação garantiram  reajuste de 10% para os salários e para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e de 14% para os vales refeição e alimentação.

Os bancos aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas. Assim, após a volta ao trabalho, os bancários irão compensar, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.

Histórico

Inicialmente, os bancos ofereceram um reajuste de 5,5%, acompanhado da velha política de abono salarial e perdas de 4%, enquanto os bancários reivindicavam uma correção de 16% nos salários.

Depois vieram os 7,5% e os 8,75%. Os bancários se mantiveram firmes e na sexta-feira (23/10)  vieram os 10% que recompõe o poder de compra dos trabalhadores diante da inflação de 9,88%.

Os bancários de Mato Grosso fizeram 22 dias de paralisação. 

MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.